MINI CURSOS NO TURNO DA MANHÃ

11 a 13/10 - 8h às 11h

Personal training para grupos especiais

 

Avaliação e prescrição de exercício físico aplicado ao obeso e obeso mórbido (avaliação física e funcional, dermatoglifia na prescrição do treinamento personalizado, bioimpedância e interpretação dos resultados, treinamento aeróbio e de força)

 

Prescrição de exercício físico para idosos e diabéticos (componentes da aptidão física relacionadas à saúde, fatores de risco coronariano, modificações orgânicas no idoso, prescrição de treinamento de força e aeróbico para o idoso, tipos de diabetes, cuidados e vantagens na prescrição do exercício físico para diabéticos)

 

Prescrição de Exercícios para Hipertensos (conceito, hipertensão arterial sistêmica e as doenças cardiovasculares no Brasil, Fatores de Risco, Recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Procedimentos de Aferição da P.A., Equipamentos, O Profissional de Educação Física e suas ações no auxílio ao controle da P.A.

Prof. Dr. Paulo Carnaval

 

Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública. Mestre em Educação Física. Especialização em Treinamento Desportivo. Especialização em Ciências Médicas da Educação Física. Professor de Musculação e Avaliação Física da UFRRJ. Coordenador do Laboratório de Cine antropometria, Performance Humana e Treinamento de Força da UFRRJ.

Natação infantil – uma explosão de ideias: teoria e prática

 

Criatividade nas Aulas de Natação; Como Atividades Lúdicas ajudam no Aprendizado da Natação; O Desenvolvimento Neuromotor e as Habilidades Aquáticas, Elaborando aulas de acordo com o Nível e a Idade da Criança; Compreendendo os Conteúdos Aquáticos; Brincando, Jogando e Aprendendo a Nadar

Profª Esp. Renata Rodrigues 

 

Graduada em Educação Física; Pós-Graduada em Atividades Aquáticas; Pós-Graduada em Psicomotricidade; Instrutora Internacional de Hidroginástica – AEA; Formação em Psicomotricidade PPA – Bernard Acouturrier

Treinamento funcional e core training: exercícios práticos aplicados

 

Treinamento tradicional x treinamento integrado: semelhanças, diferenças e conceitos gerais; Core training : da saúde ao alto rendimento; Circuitos funcionais : resistência aeróbia e anaeróbia; Treino calistenia de alta intensidade: conceitos e aplicação; Novas tendências da literatura para prescrição; Laboratório de exercícios práticos (demonstrativo)

Prof. Dr. Alexandre Evangelista

 

Graduado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, especialização em Treinamento Desportivo pela UniFMU e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho. Mestre e Doutor em Ciências pela Fundação Antônio Prudente. Concluiu o Pós Doutorado em Ciências do Desporto - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Educação física escolar

 

Didática da Educação Física. Idade Escolar, Características necessidades e interesses dos escolares; características do desenvolvimento motor na infância e juventude. Estádios da formação esportiva escolar, o internamento na escola. Planificação das aulas. Desenvolvimento Corporal na idade escolar. Estatura, peso, IMC, crescimento relativo. Capacidades motrizes y fases sensoriais. Capacidades Coordenativas, Flexibilidade, força, velocidades, resistência.

Prof. Me. Rodolfo Buenaventura

 

Mestre em Educação; Professor titular da Universidade Nacional de Luján; Consultor na Universidade Pedagógica de Ludwigsburg; Avaliador do INFOD; Membro do Comitê Executivo Mundial da Federação Internacional de Educação Física (Membro da UNESCO); Presidente da Seção de Educação Física e Esportes Escolares na FIEP – Argentina.

Métodos e processo de treinamento voltado ao handebol

 

Analise Tática e Técnica do handebol; Tomada de Decisão no handebol; Treinamento Integrado para o handebol

Prof. Dr. Arthur Cabral

 

Doutor e Mestre em Educação Física - Universidade de Granada/Espanha; Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - UEPB; Especialização em Atividade Física e Saúde; Coordenador e professor do curso de Educação Física - UNIFACISA - Campina Grande/PB; Membro Efetivo do Grupo de Pesquisa A Red Iberoamericana de Conocimiento Pleokinetic, registro nº 24692 - Universidade de Granada/Espanha.

Mat pilates: uma abordagem clássica do método

 

Passar aos participantes, a importância e aplicabilidade prática da metodologia original desenvolvida por Joseph Pilates, através das séries básicas de exercícios no Mat (solo). Histórico, Princípios, Pre Pilates e Introdução à série Básica no Solo

Profª. Esp. Resfa Feitosa

 

Graduada em Fisioterapia; Especialista em Docência do Ensino Superior e em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva. Coordenadora da Pós Graduação "O MÉTODO PILATES" pela Faculdade Inspirar Cariri. Proprietária da Resfa Feitosa Pilates - Studio e Escola de Formação em Pilates - Básico e Avançado.

Mobilização neural

 

Introdução a mobilização do sistema nervoso; Conceito; Histórico; Princípios (Fluxo axonoplasmático, O sistema nervoso se alonga, O sistema nervoso se movimenta); A estrutura do sistema nervoso; Mobilidade do sistema nervoso x adaptação; Neurodinâmica; Fisiopatologia e fatores de lesão; Sintomas das lesões neurais; Mecanismo lesional (coluna cervical, plexo braquial, túnel do carpo, túnel do tarso, piriforme e lombar); Indicações; Contra-indicações; Avaliação; Testes neurodinâmicos; Métodos de Mobilização neural; Tratamento agudo x crônico; Técnicas de tratamento para: Raízes cervicais, Plexo braquial, N. mediano, N. ulnar, N. radial, Raízes lombares, Plexo lombar e sacral, N. ciático, N. safeno, femoral e cutâneo lateral da coxa.

Prof. Esp. Gean Fracaro

 

Fisioterapeuta e CEO da Rede de clínicas Posture; Especialista em Traumato-ortopedia-FIR, Especialista em Fisioterapia Desportiva pela SONAFE/CREFITO, Especialista em Acupuntura- ABA, Formação em Osteopatia, RPG, método Busquet, Terapia Manual, Mobilização neural, Posturologia, Podoposturologia, entre outras formações; Criador do Método FRACARO de Fisioterapia Manual e Postural e da Formação RPG-Conceito Neurofisiológico.

Liberação miofascial e pompagem

 

Liberação de tensões e dores musculares crônicas; o movimento das articulações e flexibilidade; distribuição da massa muscular; circulação e a respiração; consciência corporal; relaxamento muscular; melhora na nutrição circulatória dos tecidos moles e articulações; quebra de contraturas, encurtamentos e retrações; restauração do formato ou comprimento normal das estruturas miotendíneas.

Prof. Esp. Paulo César de Mendonça

 

Graduação em Fisioterapia; Mestrando em Controle Neural da Circulação; Especialização em Osteopatia; Especialização Clínica Fisioterapêutica; Especialização em Fisiologia do Exercício; Especialização em Administração Hospitalar; Especialização em Docência do Ensino do Superior, Formação em Pilates e especialista em Pneumofuncional; 

Gastronomia e educação alimentar e nutricional infantil: o papel da nutrição na área escolar

 

O Papel da Nutricionista na Alimentação Escolar, A Gastronomia Infantil como Ferramenta na Alimentação Saudável – Oficina Prática de Lanches Saudáveis, Alimentação do Pré-escolar e Escolar

Profª Esp. Ana Karolina Gonzales

 

Bacharelado em Nutrição– Universidade Federal da Paraíba; Especialização em Alta Gastronomia – Faculdade Internacional da Paraíba; Especialização em Nutrição Materno-infantil e pediátrica – DNA – Uniq.

Assistência de enfermagem na prevenção e tratamento do pé diabético

 

Avaliação e limpeza das lesões em Membros inferiores; Simulação realística no rastreamento do pé em risco; Workshop de tecnologias avançadas para tratamento de lesões em membros inferiores; Cuidados podiátricos para prevenção e tratamento de complicações em membros inferiores; Discussão de casos no tratamento de lesões em membros inferiores.

Profª Esp Fernanda Maria

 

Enfermeira pela UEPb; Especialista em Saúde da Família e Ensino em Saúde pela UFC; Enfermeira estomaterapeuta pela UFC; Enfermeira estomaterapeuta do Hospital Regional do Cariri; Sócia Proprietária do Instituto de Estomaterapia do Cariri.

Respostas a múltiplas vítimas

 

Introdução; Objetivos; Cascata de Ativação do Serviço; Ativação das Equipes Hospitalares; Distribuição Geral e Atribuições da Equipe no Local; Montagem do PMA (Área de Triagem Secundária, Área Vermelha, Área Amarela, Área Verde, Área Preta, Posto Móvel de Regulação); Logística; Rede de Comunicações; Incidentes com Produtos Perigosos; SCI (Sistema de Comando de Incidentes

Prof. Dr. Josué Barros

 

Doutorando em Ciências da Saúde, Mestre em Ensino na Saúde, Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva UTI; Graduado em Enfermagem e Pedagogia; Professor de Graduação e Pós-Graduação da FVS; Enfermeiro concursado do Hospital de Umari-CE; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNILEÃO.

MINI CURSOS NO TURNO DA TARDE

Sábado, 10/10 - 13h às 16h

Domingo e Segunda, 11 e 12/10 - 14h às 17h

Hidroginástica e envelhecimento: aulas práticas e teóricas

 

Conceituando Atividade Física, Exercício Físico e Envelhecimento; As Contribuições de um Program de Hidroginástica para a Qualidade de Vida do Idoso; As Bases do Treinamento Aquático para Idosos; Tipos de Aula e Materiais; As Doenças do Envelhecimento (Parkinson, Alzheimer, Depressão, etc.) e as Contribuições da Hidroginástica; Tipos de Treino na Água.

Profª Esp. Renata Rodrigues 

Graduada em Educação Física; Pós-Graduada em Atividades Aquáticas; Pós-Graduada em Psicomotricidade; Instrutora Internacional de Hidroginástica – AEA; Formação em Psicomotricidade PPA – Bernard Acouturrier

Atividades recreativas e as múltiplas linguagens: do jardim de infância ao ensino fundamental

 

A importância da recreação com o contexto histórico que permeia os conceitos e peculiaridades das situações de aprendizagem propostas para se concentrarem nas diferentes formas. No diálogo das várias maneiras de proporcionar diversão inovadora e recreação para crianças e professores. Visualização de fotos que revelam aspectos de entretenimento, criatividade e facilmente absorvidos por crianças, atividades divertidas com a dinâmica independente do espaço e que promovem o desenvolvimento integral da criança. Propor a realização de algumas atividades, jogos e canções que facilitarão a interpretação e a reflexão obtidas através de vídeos, Power Point e o intercâmbio de experiências no ensino e no contexto escolar. Jogos, esportes e atividades diferenciadas, Jogos com materiais recicláveis, auto‐ avaliação e avaliação.

Profª Ma. Rosinha Maria Alves

 

Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física do Estado do Pará, com pós-graduação em Folclore Escolar na Faculdade Castelo Branco/RJ, Educação Física na Universidade de Brasília-UNB, Recreação na Universidade Omnicom/Toronto-Canadá e Mestrado em Gestão Escolar pela Universidade Lusófona –ULHT - Portugal. Campeã do prêmio TOPFIEP, 2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2017 e 2018/2019.

Hipertrofia muscular: novas tendências para a prescrição

 

Recomendações atuais da literatura para hipertrofia muscular: Recomendações do ACSM; Existe treino para secar e treino para crescer? Músculo sabe contar? Qual a pausa ideal para a hipertrofia? Máquinas ou pesos livres? Qual a ordem ideal dos exercícios? O que dizem os estudos mais recentes sobre o assunto?

Prof. Dr. Alexandre Evangelista

 

Graduado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, especialização em Treinamento Desportivo pela UniFMU e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho. Mestre e Doutor em Ciências pela Fundação Antônio Prudente. Concluiu o Pós Doutorado em Ciências do Desporto - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Futsal moderno: a evolução do jogo e suas complexidades

 

A evolução do Esporte; Modelos de Jogos ofensivos e defensivos; Jogos de Inteligência Tática; Goleiro Linha no Futsal Moderno.

Prof. Me. Wilson Sabóia

 

Graduação - Educação Física; Especialista - Educação Física Escolar; Mestre – Educação; Doutorando – Educação; Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino - Campeão Mundial 2015 na Guatemala; Bicampeão Mundial Universitário - 2012 e 2014 - Braga e Málaga.

Técnicas de massagens antiestresse: massagem podal profunda e massagem reflexa da coluna vertebral

 

Anatomia e biomecânica aplicada aos pés e coluna vertebral; Analise fisiológica da massagem sobre a pele; Anatomia palpatória e ação da massagem sobre os músculos; Biotipos físicos e emocionais para a percepção do toque; Movimentos e manobras da massagem suave para profunda plantar; Principais causas de tensões e dores das costas; Indicações e Contra indicações da massagem; Prática da Massagem Podal Profunda; Prática da Massagem Reflexa da Coluna Vertebral; Prática em duplas.

Prof. Me. André Nessi

 

Prof. da Graduação e Pós Graduação da Universidade Anhembi Morumbi-SP; Massoterapeuta e Quiroprático com mais de 30 anos de experiência; Pós em Fisiologia do Exercício - UniFMU-SP; Pós em Massagem Desportiva e Terapêutica - ISMF - Havana-CUBA; Mestrado em Gerontologia – PUC-SP; Membro da ANQ – Associação Nacional de Quiropráticos; Membro da ABM - Associação Brasileira de Massoterapia; Prof. Top FIEP, como Professor 2017.

Ventilação mecânica: uma abordagem teórico-prática

 

Modos básicos - PCV, vcv, psv; Parâmetro avançados - rise time, cut off; Modos avançados - prvc, aprv e asv; Analise gráfica e dissincronias – correções; Ventilação mecânica não invasiva - interfaces, modalidades e aplicabilidade; Casos Clínicos e Exemplos Práticos.

Prof. Esp. Noberto Fernandes da Silva

 

Especialista Profissional em Fisioterapia Respiratória; Especialista Profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva; Especialização em Fisiologia do Exercício (Prescrição do Exercício); Graduação em Fisioterapia; Coordenador de residência multiprofissional em atenção cardiovascular em fisioterapia (PROCAPE).

Princípios da reabilitação postural global (RPG)

 

Histórico das cadeias musculares de Françoise Mézières; Morfotipologia; Evidências científicas do método de RPG; Avaliação das concavidades; Teste de inclinação lateral; Teste rotacional; Posturas de ângulo aberto e fechado; Posturas analíticas; Auto posturas de tratamento.

Prof. Dr. Evandro Tarnhovi

 

Graduação em Fisioterapia; Especialização em Neurofisioterapia; Mestrado em Fisioterapia; Doutorado em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (2016); Formação em Reeducação Postural Global (RPG), Isostretching e Pilates; Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS-APC/NHU- UFMS) e consultor ad-hoc.

Dor cervical: como eu trato?

 

Anatomia, biomecânica e cinesiologia da coluna cervical; Fisiopatologia; Postura x dor cervical; Estudo das principais patologias: Hérnias de disco, Artrose facetária e uncovertebral, Anterolistese e retrolistese, Síndrome do desfiladeiro torácico. Avaliação da coluna cervical: Postural, Raciocínio clinico, Testes de mobilidade, Palpação, Testes ortopédicos. Classificação da coluna cervical em sub-grupos: Tração, Mobilidade, Estabilização, Controle da dor, Movimentos específicos. Como eu trato? Técnicas de mobilização articular, Técnicas de manipulação com impulso, Técnicas neuromusculares, Técnicas posturais, Estabilização segmentar, Controle motor.

Prof. Esp. Gean Fracaro

 

Fisioterapeuta e CEO da Rede de clínicas Posture; Especialista em Traumato-ortopedia-FIR, Especialista em Fisioterapia Desportiva pela SONAFE/CREFITO, Especialista em Acupuntura- ABA, Formação em Osteopatia, RPG, método Busquet, Terapia Manual, Mobilização neural, Posturologia, Podoposturologia, entre outras formações; Criador do Método FRACARO de Fisioterapia Manual e Postural e da Formação RPG-Conceito Neurofisiológico.

Terapia nutricional nas doenças crônicas não transmissíveis

 

Metabolismo de Macronutrientes e Micronutrientes; Avaliação Dietética, Antropométrica e Laboratorial; Terapia Nutricional nos Quadros Patológicos; Terapia Nutricional nas Dislipidemias; Terapia Nutricional nas Doenças do Sistema Endócrino; Interpretação de Exames Laboratoriais; Transtornos Alimentares; Obesidade e Cirurgia Bariátrica; Pré e Probióticos no tratamento do Paciente; Suplementação Vitamínico Mineral

Prof. Esp. Victor Albuquerque

 

Graduado em Educação Física e Nutrição; Especialização em Fisiologia do Exercício; Professor Universitário de Nutrição e Enfermagem; Experiência em Musculação, Treinamento Funcional e Grupos Especiais.

Atendimento inicial ao traumatizado: do sinistro ao tratamento definitivo

 

Abordagem inicial da vítima de trauma na cena do acidente; avaliação primária  (XABCDE) e secundária (SAMPLE) da vítima com ênfase na Restrição dos Movimentos da Coluna (RMC); avaliação e desobstrução das vias aéreas e estabilidade hemodinâmica do paciente com revisão dos métodos de controle da hemorragia; avaliação neurológica; exposição; controle da hipotermia e muito mais.

Prof. Me. Allan Martins Ferreira

 

Bacharel em Enfermagem; Mestrado Acadêmico em Sistemas Agroindustriais do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – UFCG; Especialista em Urgência e Emergência; Docente da Disciplina de Enfermagem Emergencial do Curso de Enfermagem – FIP; Diretor da Conexão Saúde (MB Cursos e Treinamentos Ltda).

Assistência de enfermagem em feridas complexas

 

Preparo do leito da lesão: limpeza e desbridamento; Terapia tópica: coberturas; Técnica limpa x Técnica estéril; Terapias adjuvantes na Prevenção e no Tratamento de Lesões.

Profª Esp Fernanda Maria

 

Enfermeira pela UEPb; Especialista em Saúde da Família e Ensino em Saúde pela UFC; Enfermeira estomaterapeuta pela UFC; Enfermeira estomaterapeuta do Hospital Regional do Cariri; Sócia Proprietária do Instituto de Estomaterapia do Cariri

MINI CURSOS NO TURNO DA NOITE

Sábado, 10/10 - 19h às 22h

Domingo e segunda, 11 e 12/10 - 18h às 21h

Cross training: conceito e metodologia do treinamento extremo

 

Conceito da Metodologia Cross Training; Fundamentos e Movimentos; Aplicações do Método. Estrutura da Aula; Exercícios Calistênicos; Exercícios com carga; Planejamento de Mix de atividades e modalidades; Fases de planejamento, estruturação e aplicação de treinos coletivos mistos; Diferenças e aplicações práticas na construção de uma experiência de treino; Objetivos da avaliação funcional do movimento; Como organizar uma sessão de Cross Training; Diferentes modelos de preparação para o movimento; Padrão de Movimento; Uso do HIIT dentro do Cross Training; Exemplos de modelos de sessões.

Prof. Esp. Klayton Danata

 

Graduação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado; Diretor do GRESF - Groupe de Recheche Science Fhysique; Especialização em Acomodações e intervenções para crianças Autistas; Especialista em Natação para crianças com TEA; Bi-campeão Brasileiro de natação Master; Especialista em Treinamento Esportivo; Professor desenvolvedor do método TFMI.

Musculação: da análise dos exercícios à prevenção e recuperação de lesões

 

Análise Cinesiológica dos Principais Exercícios de Musculação para a Cintura Escapular e Ombro; Principais Testes Traumato-ortopédico da articulação do Ombro; Principais Exercícios de Estabilização da Cintura Escapular; Análise Cinesiológica dos Principais Exercícios de Musculação do Joelho; Principais Testes Traumato-ortopédico da articulação do Joelho; Principais Exercícios de Estabilização do Joelho; Análise Cinesiológica dos Principais Exercícios de Musculação para a Coluna; Principais Testes Traumato-ortopédico da Coluna; Exercícios de Estabilização da Coluna.

Prof. Dr. Paulo Eduardo Carnaval

 

Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública. Mestre em Educação Física. Especialização em Treinamento Desportivo. Especialização em Ciências Médicas da Educação Física. Professor de Musculação e Avaliação Física da UFRRJ. Coordenador do Laboratório de Cine antropometria, Performance Humana e Treinamento de Força da UFRRJ.

Profª. Esp. Resfa Feitosa

 

Graduada em Fisioterapia; Especialista em Docência do Ensino Superior e em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva. Coordenadora da Pós Graduação "O MÉTODO PILATES" pela Faculdade Inspirar Cariri. Proprietária da Resfa Feitosa Pilates - Studio e Escola de Formação em Pilates - Básico e Avançado.

Aulas coletivas: da academia aos espaços abertos

 

Musicalidade; Aulas com Implemento; Aulas Aeróbicas; Cross Training; Coaching Fitness.

Profª Jorrayna Mascarenhas

 

Supervisora do Programa Lazer do Departamento Físico Esportivo e Recreação da Unidade SESC Juazeiro do Norte – CE. Foi Professora de Educação Física Escolar da Unidade SESC Crato – CE. Professora de Ginástica, Hidroginástica, Aerobike, Musculação e Natação na Unidade SESC Juazeiro do Norte – CE.

Prof. Renan Fernandes

 

Professor de Educação Física – IFCE – Juazeiro do Norte; Professor de Aulas Coletivas, Cross Training, Treinamento Funcional da Unidade SESC Juazeiro do Norte – CE; Professor de Musculação na Smart Fit – Unidade Juazeiro do Norte.

Prof. Claylson Oliveira 

 

Professor de Educação Física – URCA; Professor de Aulas Coletivas na Unidade SESC Juazeiro do Norte – CE.

Metodologias ativas no ensino dos conteúdos de educação física

 

Técnicas de ensino para o aumento dos níveis de eficiência na aprendizagem; O jogo como estratégia para o desenvolvimento de habilidades motoras; Relacionando o uso adequado das habilidades e competências para a autoconfiança, alinhadas as capacidades de movimento para um estilo de vida ativo e saudável.

Prof. Dr. Ricardo Catunda

 

Doutor em Ciências da Educação; Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará – UECE; Líder do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola – NIAFE; - Presidente da Comissão de Educação Física Escolar – CONFEF.

Dry needling no tratamento das disfunções sexuais femininas

 

Desalinhamento da Postura Pélvica; Influência da Postura Pélvica na Funcionalidade; Disfunções Sexuais Femininas; Dispareunia x Vaginismo; Dry Needling; Dry Needling nas Disfunções Urinárias e Sexuais.

Profª Dra. Dyely Campos

 

Fisioterapeuta Pélvica; Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular; Mestre em Fisiologia; Profa. Universitária Católica de Quixadá e Centro Universitário UniFANOR-Wyden; Profa. De Pós-graduação Centro Universitário Farias Brito, Centro Universitário Leão Sampaio, UniCatólica, Faculdade Inspirar, Faculdade Diocesana de Mossoró, Especialista em Fisioterapia Uriginecológica, Fundadora da Uro Life Íntima

Intervenção fisioterápica no pós-operatório

 

Introdução: Cirurgias plásticas, traumato-ortopédicas. Fases inflamatórias e de reparo tecidual. Cuidados especiais em P.O. Biossegurança. Medidas de aceleração do reparo tecidual. Recursos eletroterápicos: LED, LASER, Alta frequência, Microcorrentes, Ultrassom, Endermologia. Recursos Manuais. Kinesiotaping. Cinesioterapia na P.O. Lidando com intercorrências no P.O. Orientação ao paciente e cuidadores.

Profª Esp. Isabel Torres

 

Fisioterapeuta; Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional. Especialista em Fisiologia do Exercício. Life Coach. Gestora da Fisiotat

Osteopatia e postura

 

O conhecimento da anatomia; Conceitos básicos da relação osteopatia-paciente: tratamento conservador; auto cura; estrutura e função; unidade do corpo; como aplicar no paciente um tratamento conservador? Noções de movimento principal e movimento acessório; Prática de noções de movimento provocado, imposto e sugerido; Aplicação a pelve, sacro e vértebras; Indicações e contra indicações, ou como “não estragar a fama positiva da osteopatia”; Técnicas musculares em oposição, ou em acompanhamento; Abordagens simples viscerais; Se situar na muito longa aprendizagem do oficio nobre de terapeuta e, nesse caso, de osteopata.

Prof. Dr. Philippe Manuard

 

Fisioterapeuta (França/MG), especialista em Osteopatia pela FCMMG; Mestre em Ciências do Desporto – Portugual; Osteopata D.O – França; Membro da Associação Brasileira dos Diplomados em Osteopatia – ABDO, e um dos fundadores da EBOM (Escola Brasileira de Osteopatia).

Estratégias nutricionais para o atleta de alta performance

 

Vias metabólicas geradoras de energia. Utilização dos carboidratos nos esportes de endurance. Utilização dos lipídeos nos esportes de endurance. Utilização das proteínas nos esportes de endurance.

Prof. Dr. Nelson Justino

 

Graduado em Nutrição (UFPb); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPb); Doutor em Nutrição (UFPe); Doutorado Sanduíche na Universidade de Zaragoza, Espanha; Professor de Nutrição dos cursos de Educação Física e Nutrição da UNIPE; Professor de Pós Graduação em Nutrição em várias Universidades; Palestrante em vários congressos

Fertilidade masculina e feminina à gestação (momento transformador na vida do casal)

 

Fertilidade masculina e Fertilidade feminina; Patologias envolvidas - SOP (síndrome do ovário polimicrocístico) , Endometriose e Obesidade; Contaminantes, stress oxidativo, Xenobióticos, o que pode interferir na fertilidade; Gestante ( 1º trimestre) , o que a nutrição pode contribuir nessa fase; Gestante ( 2ª trimestre), o que a nutrição pode contribuir nessa fase; Gestante ( 3ª trimestre), o que a nutrição pode contribuir nessa fase; Amamentação.

Proª Esp. Fabiana Fontes

 

Nutricionista- Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pós graduada em Gestão de negócios em alimentação (IPCC); Pós graduada em Nutrição Esportiva –UFRJ; Pós graduada em Nutrição e Estética (IPGS); Sócia Proprietária da Clínica Reviva Nutrição. Palestrante convidada para eventos na área de saúde/Nutrição em diversas instituições.

Assistência de enfermagem em estomias

 

Aspectos conceituais e técnicas de estomias intestinais; Simulação realística das complicações precoces e tardias em estomias e pele periestoma; Manejo de enfermagem em pessoas com estomias intestinais nos períodos pré; trans e pós-operatório; Discussão de casos; Workshop de equipamentos coletores e adjuvantes para o cuidar de pessoas com estomias intestinais.

Profª Ma. Yterfania Feitosa

 

Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem; Enfermeira Estomaterapeuta pela UECE; Proprietária e Sócia do Instituto de Estomaterapia do Cariri, Enfermeira do Hospital Regional do Cariri; Profa. do Curso de Especialização em Estomaterapia na Universidade Regional do Cariri.

O marketing do amanhã e a evolução das práticas de gestão em serviços de saúde

 

Planejamento estratégico; marketing promocional; gestão de vendas; gestão financeira; gestão de pessoas.

Prof. Me. Filipe Gaudencio

 

Graduado em educação física pela UEPB; Pós graduado em fisiologia do exercício e em treinamento desportivo pela UNIFOA-RJ; mestrado em administração pela UFRJ e mestrado em gestão pela UTAD-Portugal. Sócio proprietário da rede de academias Korpus (referência no mundo fitness, com 33 anos de existência e 7200 alunos ativos)

REALIZAÇÃO

2023 - Orion